As Testemunhas de Jeová afirmam que as profecias bíblicas não se cumpririam caso Jerusalém tivesse caído em 587 AEC, em vez de 607 AEC. Mas isso não é verdade, e outros grupos cristãos conseguem conciliar o período de 70 anos da bíblica com a data de 587 AEC, aceita historicamente.
Visto que não há motivos para acreditar que Daniel capítulo 4 tem 2 cumprimentos, o início e o fim exatos do período de 70 anos não tem muita importância para a maioria das pessoas. Mas, para as Testemunhas de Jeová, é importante entender que os 70 anos se harmonizam com 587 AEC (em vez de 607 AEC) e com a bíblia.
Vários escritores bíblicos referem-se a um período de 70 anos, e uma leitura atenta mostra que existe a possibilidade de haver mais de um período de 70 anos. Os 70 anos podem ser vistos como um período Babilônico ou um período Judaico. Além disso, os 70 anos não precisam ser necessariamente literais.
Período Babilônico
Os 70 anos podem ser vistos sob uma perspectiva Babilônica, incluindo a dominação dela sobre outras nações. O livro de Jeremias, capítulo 25, aplica um período de 70 anos tanto às nações vizinhas quanto a Jerusalém:
(Jeremiah 25:11-12) E toda esta terra será reduzida a ruínas e se tornará um motivo de terror, e essas nações terão de servir ao rei de Babilônia por 70 anos.”’ “‘Mas, quando se completarem 70 anos, ajustarei contas com o rei de Babilônia e aquela nação por causa dos seus erros’, diz Jeová, ‘e farei da terra dos caldeus um deserto desolado para sempre.
Isso mostra que os 70 anos foram o período inteiro que Babilônia conquistou “essas nações”, e o período de servidão a Babilônia. Jeremias 25 determinou o fim dos 70 anos para quando houve o ajuste de “contas com o rei de Babilônia”. Os Babilônicos dominaram durante 70 anos, desde que derrotaram a Assíria em 609 AEC até sua queda em 539 AEC.
Jeremias 29:10 concorda com isso. Em várias traduções, este versículo relaciona o fim dos 70 anos com Babilônia:
*** NVI (Nova Versão Internacional) ***
Assim diz o Senhor: “Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar.*** João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada ***
Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.*** NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje ***
“O Senhor Deus diz ainda: ‘Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria.
Período Judaico
Os 70 anos podem ser vistos como um período Judaico. Zacarias 1:12, Zacarias 7:4-5, 2 Crônicas 36:20-23 e Daniel 9:2 todos se referem a períodos de 70 anos:
(Zacarias 1:12) De modo que respondeu o anjo de Jeová e disse: “Ó Jeová dos exércitos, até quando não terás misericórdia com Jerusalém e com as cidades de Judá, que verberaste por estes setenta anos?”
(Zacarias 7:4, 5) E continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová dos exércitos, dizendo: 5 “Dize a todo o povo da terra e aos sacerdotes: ‘Quando jejuastes e houve lamentação no quinto [mês] e no sétimo [mês], e isto por setenta anos, jejuastes realmente para mim, sim, para mim?
(2 Crônicas 36:20-23) Além disso, ele levou cativos a Babilônia os que foram deixados pela espada, e eles vieram a ser servos dele e dos seus filhos até o começo do reinado da realeza da Pérsia; 21 para se cumprir a palavra de Jeová pela boca de Jeremias, até que a terra tivesse saldado os seus sábados. Todos os dias em que jazia desolada, guardava o sábado, para cumprir setenta anos. 22 E no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se consumasse a palavra de Jeová pela boca de Jeremias, Jeová despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que fez passar uma proclamação através de todo o seu reino, e também por escrito, dizendo: 23 “Assim disse Ciro, rei da Pérsia: ‘Jeová, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra, e ele mesmo me comissionou para lhe construir uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem dentre vós for de todo o seu povo, esteja com ele Jeová, seu Deus. Portanto, que suba!’”
(Daniel 9:2) no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelos livros o número de anos a respeito dos quais viera a haver a palavra de Jeová para Jeremias, o profeta, para se cumprirem as devastações de Jerusalém, [a saber,] setenta anos.
Daniel pode estar falando do período da primeira destruição de Jerusalém, em 601 AEC.
Na Tradução do Novo Mundo, Jeremias 29:10 refere-se a Israelitas passando 70 anos em Babilônia. Se lermos desde o versículo 1, veremos que inclui o período quando os Israelitas foram levados a Babilônia antes da destruição de Jerusalém. Os historiadores concluem que isso ocorreu no ano 607 AEC, quando Daniel e seus companheiros foram levados. Não confunda: 607 AEC aqui refere-se ao período 20 anos antes da destruição de Jerusalém, que ocorreu em 587 AEC.
Alternativamente, os 70 anos poderiam referir-se ao período entre a destruição do primeiro templo em 587 AEC e o término do segundo templo em 515 AEC. O templo foi completado mais de 20 anos depois do retorno de Babilônia.
Em nenhum dos casos acima os 70 anos referem-se a um período de 607-537 AEC dos judeus supostamente em Babilônia, defendido pelas Testemunhas de Jeová, e mesmo assim as profecias bíblicas podem continuar verdadeiras, aceitando história secular bem fundamentada. Considerando que Daniel capítulo 4 não é uma profecia sobre o tempo do fim, não é tão relevante definir o início e o fim dos 70 anos.
Período Figurativo
As Testemunhas de Jeová afirmam que os 70 anos de desolação de Tiro foram figurativos, mas os 70 anos da desolação de Jerusalém têm de ser literais.
Na conotação Hebraica, o número 70 pode ser usado para representar completude ou universalidade. O período de 70 anos não precisa ser, necessariamente, literal. Veja o raciocínio “esclarecedor” das Testemunhas de Jeová, explicando porque os 70 anos da desolação de Tipo não são literais:
*** Profecia de Isaías I, ip-1 cap. 19 p. 253 par. 21 ***
Isaías continua a profetizar: “Naquele dia terá de acontecer que Tiro terá de ser esquecida por setenta anos, igual aos dias de um só rei.” (Isaías 23:15a) … Ele disse: “Estas nações terão de servir ao rei de Babilônia por setenta anos.” (Jeremias 25:8-17, 22, 27) É verdade que a ilha-cidade de Tiro não ficou sujeita a Babilônia por 70 anos completos, visto que o Império Babilônico caiu em 539 AEC. Evidentemente, os 70 anos representavam o período do maior domínio de Babilônia — quando a dinastia babilônica se jactava de ter erguido seu trono até mesmo acima das “estrelas de Deus”.
Esse mesmo raciocínio poderia ser aplicado a Jerusalém. Se os 70 anos de Tiro não foram literais, então os 70 anos de Jerusalém também podem ser figurativos. Essas inconsistências na linha de raciocínio das Testemunhas de Jeová sobre Tiro e Jerusalém mostram que a razão verdadeira delas rejeitarem 587 AEC é que isso enfraqueceria a base para 1914.