Profeta de Jeová

8 de maio de 2016

profeta_de_jeova

Deuteronômio diz que se um profeta profere palavras que não se cumprem, elas não vêm de Jeová e o profeta deveria ser morto. A organização das Testemunhas de Jeová afirmou ser o Profeta de Jeová, e é muito importante refletir sobre isso, tendo em vista as inúmeras profecias não cumpridas da organização, tal como a de que a batalha de Jeová viria no século 20.

(Deuteronômio 18:20-22) “‘Se um profeta presunçosamente falar em meu nome alguma palavra que eu não lhe mandei falar ou falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrerMas talvez você diga no seu coração: “Como saberemos que Jeová não falou essa palavra?Quando o profeta falar em nome de Jeová e o que ele disser não acontecer nem se cumprir, então Jeová não falou aquela palavra. O profeta a falou presunçosamente. Você não deve ficar com medo dele.’

A bíblia condena profetizar falsamente em nome de Deus. A organização das Testemunhas de Jeová afirma que predizer uma data para o fim do mundo equivale a profetizar falsamente, caso não se cumpra.

*** g68, 8 de Outubro, página 23 (em inglês, tradução minha) ***
De fato, houve aqueles que, no passado, predisseram um “fim do mundo”, até mesmo anunciando uma data específica. Ainda assim, nada aconteceu. O “fim” predito não ocorreu. Eles foram falsos profetas. Porque? O que faltou? Faltou as verdades divinas e a evidência de que Ele os estava guiando e usando.

*** g82 8/6 p. 14 ***
Os líderes políticos amiúde acabam se transformando em “falsos profetas”, incapazes de cumprir suas promessas. Naturalmente, nem todo governante acaba transformando-se num “Hitler”, cujo prometido “reinado de mil anos” acabou sendo um desastroso 12 anos de mau governo. … Um “profeta” político muito proeminente em nosso século atual foi a Liga das Nações, formada em 1919. Ela predisse um mundo de paz duradoura. Mas a Segunda Guerra Mundial sem cerimônia enterrou-a numa cova de inatividade.

É irônico a organização taxar outras organizações políticas e religiosas de falsos profetas, visto que ela mesma passou décadas prevendo datas erradas para o “fim do mundo”, e nada aconteceu em tais datas. Por exemplo, as Testemunhas de Jeová disseram que 1914 seria o ano do fim do sistema de coisas, 1925 seria o início da ressurreição terrestre, e mais recentemente disseram que a batalha do grande dia de Jeová seria ainda no século 20.

A organização das Testemunhas de Jeová chega ao ponto de se chamar de profeta de Deus, comparando-se aos profetas antigos. Esta é uma afirmativa significativa quando pensamos na precisão da doutrina da organização e nas previsões de datas futuras.

*** A Sentinela, 1 de Outubro de 1919, p. 297 (em inglês, tradução minha) ***
Este era o teste – a descida de fogo; e o cumprimento na data exata provou que o Pastor Russell foi um dos grande reformadores e profetas de Deus.

*** A Sentinela, 15 de Janeiro de 1959, p.39-41 (em inglês, tradução minha) ***
Para obter uma resposta, as pessoas deveriam ouvir à pregação inteira proferida pelo restante prefigurado por Jeremias, porque eles pregam aos homens o cumprimento atual das profecias de Jeremias. Quem fez deles um profeta para pregar com a autoridade que eles afirmam ter? Bem, quem fez de Jeremias um profeta?

*** w64, 1 de Outubro, p. 601 (em inglês, tradução minha) ***
Aqueles que não lêem podem ouvir, porque Deus tem uma organização similar a um profeta na terra hoje, assim como nos dias da congregação cristã primitiva.

A organização das Testemunhas de Jeová descreve a si mesma como “profeta” moderno:

*** w72 1/10 p. 581-583 ‘Saberão que houve um profeta no seu meio’ ***
Portanto, tem Deus algum profeta para ajudá-las, para adverti-las dos perigos e para declarar-lhes coisas futuras?
IDENTIFICAÇÃO DO “PROFETA”
A estas perguntas pode-se responder na afirmativa. Quem é este profeta? …
Este “profeta” não era um só homem, mas um grupo de homens e mulheres. Era o grupo pequeno dos seguidores das pisadas de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como Estudantes Internacionais da Bíblia. Hoje são conhecidos como testemunhas cristãs de Jeová. …
Naturalmente, é fácil dizer-se que este grupo age como “profeta” de Deus. Outra coisa é provar isso. A única maneira em que isto pode ser feito é recapitular a história. …
Assim, este grupo de seguidores ungidos de Jesus Cristo, fazendo na cristandade uma obra paralela à obra de Ezequiel entre os judeus, era manifestamente o Ezequiel hodierno, o “profeta” comissionado por Jeová para declarar as boas novas do reino messiânico de Deus e dar aviso à cristandade.

No livro Revelação – Seu Grandioso Clímax está Próximo!, as Testemunhas de Jeová claramente descreve sua liderança como as Duas Testemunhas que profetizam uma mensagem exata:

*** re cap. 25 p. 164 pars. 10-13 Revivificadas as duas testemunhas ***
Mesmo enquanto pisados, esses leais não deixam de ser testemunhas fiéis de Jeová. Por isso, a profecia continua: “‘E farei as minhas duas testemunhas profetizar por mil duzentos e sessenta dias trajadas de saco.’ Estas são simbolizadas pelas duas oliveiras e pelos dois candelabros, e estão em pé diante do Senhor da terra.” — Revelação 11:3, 4. Esses fiéis cristãos ungidos precisavam da qualidade da perseverança, porque tinham de profetizar ‘trajados de saco’. O que significava isso? Nos tempos bíblicos, o pano de saco, ou serapilheira, freqüentemente simbolizava pranto. Trajá-lo era sinal de que a pessoa tinha sido abatida por tristeza ou aflição. (Gênesis 37:34; Jó 16:15, 16; Ezequiel 27:31) O saco era associado com as mensagens tristes de ruína ou pesar que os profetas de Deus tinham de proclamar. (Isaías 3:8, 24-26; Jeremias 48:37; 49:3) Trajar pano de saco indicaria humildade ou arrependimento diante do aviso divino. (Jonas 3:5) O saco trajado pelas duas testemunhas parece indicar sua perseverança humilde ao anunciarem os julgamentos de Jeová. Eram testemunhas que proclamavam o dia de vingança dele, que causaria pranto também às nações. — Deuteronômio 32:41-43. Os da classe de João tinham de pregar esta mensagem por um período especificado: 1.260 dias, ou 42 meses, o mesmo tempo em que a cidade santa seria pisada. Este período parece ser literal, visto que é expresso de duas maneiras diferentes, primeiro em meses e depois em dias. Além disso, no começo do dia do Senhor, houve um período marcado de três anos e meio em que as experiências duras dos do povo de Deus tinham um paralelo com os eventos profetizados aqui — começando em dezembro de 1914 e continuando até junho de 1918. (Revelação 1:10) Pregavam uma mensagem de ‘serapilheira’ sobre o julgamento da cristandade e do mundo por Jeová. Serem eles simbolizados por duas testemunhas confirma para nós que sua mensagem era exata e bem fundada.

É difícil entender como as Testemunhas de Jeová podem fazer tais afirmações, considerando seu histórico de profecias erradas sobre o fim do mundo e considerando aquelo que Deuteronômio capítulo 18 fala sobre “profetas” assim.

Em nome de Jeová

Deuteronômio 18:22 fala de um profeta que “falar em nome de Jeová”. Em 1993, um artigo tentou mostrar que Deuteronômio não se aplica às Testemunhas de Jeová, raciocinando que elas nunca disseram que suas predições vinham de Jeová:

*** g93 22/3 p. 4 – Por que tantos alarmes falsos? ***
[Nota(s) de rodapé] As Testemunhas de Jeová, devido ao seu anseio pela segunda vinda de Jesus, sugeriram datas que se mostraram incorretas. Por isso, há quem as chame de falsos profetas. No entanto, nunca nesses casos presumiram que suas predições eram feitas ‘no nome de Jeová’. Nunca disseram: ‘Estas são as palavras de Jeová.’

Despertai! acima contém uma das maiores ironias na história das Testemunhas de Jeová, e vale a pena ler o artigo completo no CD-ROM Watchtower Library. O artigo é um ataque em grupos que fazem predições falsas e “proclamam o fim do mundo”, apesar das próprias Testemunhas de Jeová serem o grupo mais proeminente do século 21 que “proclama o fim do fundo”. Na nota de rodapé, eles se justificam com a afirmação de que não predizem ‘no nome de Jeová’, embora a página 4 de todas as edições afirme que a revista tem “promessa do Criador”, sendo que tal afirmação mudou depois que as predições falsas nela contidas falharam mais uma vez:

*** km 10/93 p. 8 par. 1 ***
O objetivo de Despertai! é claramente expresso na página 4 de cada edição: “Esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacífico e seguro, antes que passe a geração que viu os acontecimentos de 1914.”

Dizer que as Testemunhas de Jeová não predizem “no nome de Jeová” é desonesto. A organização afirma que tudo que ela diz vem de Jeová:

*** Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho – Livro dos anciãos, página 13 ***
Hoje, Jeová instrui por meio do “mordomo fiel” . (Luc. 12:42)

*** As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová” — Como? kj cap. 4 p. 55,58 par. 10,16 ***
Comissionado para falar no nome Divino … comissionado a servir como porta-voz e agente ativo de Jeová… comissão de falar como profeta em nome de Jeová.

*** w72 15/9 p. 573 Procura-se um mensageiro ***
… comissão de falar como “profeta” em Seu nome …

*** w43, 15 de Abril, p. 127 (em inglês, tradução minha) ***
A revista A Sentinela é sem igual na Terra … Não estamos dando crédito a nenhuma editora de revista, mas é devido ao grande Autor da Bíblia com suas verdades e profecias, e que agora interpreta suas profecias.

*** w36, 15 de fevereiro, p. 52 ***
Ninguém consegue interpretar profecias apropriadamente, e o Senhor envia seus anjos para transmitir informação correta para seu povo.

*** w31, 1 de Novembro, p. 237 (em inglês, tradução minha) ***
A revista A Sentinela não é instrumento de nenhum homem ou grupo de homens, nem é publicada de acordo com os caprichos de homens. A Sentinela não contém opiniões de homens. Deus alimenta seu próprio povo, e com certeza Deus usa os que o amam e servem de acordo com Sua própria vontade. Quem se opões à organização das Testemunhas de Jeová não é capaz de discernir as verdades que Deus está dando às crianças da Sua organização, e esta é a prova mais forte de que os opositores não são da organização de Deus.

*** A Sentinela w31, 1 de Junho, p.160 (em inglês, tradução minha) ***
Jeová Deus revelou para seus ungidos, de antemão, o que estes textos significam.

*** Torre de Vigia de Sião, 15 de Julho de 1906, p. 230 (em inglês, tradução minha) ***
… as verdades que apresento, como porta-voz de Deus…

Ela afirmou especificamente que sua previsão sobre o fim da Segunda Guerra Mundial veio de Jeová:

*** w60, 15 de Julho de 1960, p. 444  (em inglês, tradução minha) ***
Em 1942, o “escravo fiel e discreto”, guiado pelo espírito perfeito de Jeová, revelou que as democracias ganhariam a Segunda Guerra Mundial e que haveria uma Organização das Nações Unidas estabelecida.

Ao apresentar sua profecia de que os mortos seriam ressuscitados em 1925, Rutherford afirmou:

*** w22, 1 de Julho de 1922, p. 217  (em inglês, tradução minha) ***
…esta cronologia não se origina de homem, mas de Deus. … a adição de mais provas tira [esta cronologia] do domínio da possibilidade e a coloca no domínio da certeza provada. … a cronologia da verdade atual não é de origem humana.

Falsos Profetas

O livro Raciocínios à Base das Escrituras define o que as Testemunhas de Jeová considera ser um falso profeta, explicando que inclui organizações que atribuem sua mensagem a uma força sobre-humana, mas não está “em harmonia com sua vontade revelada”:

*** rs p. 158 ***
Falsos profetas – Definição: Indivíduos e organizações que proclamam mensagens que atribuem a uma fonte sobre-humana, que, porém, não se originam do verdadeiro Deus e não estão em harmonia com a sua vontade revelada.

As constantes previsões falsas que as Testemunhas de Jeová têm feito encaixam-se perfeitamente na definição de falso profeta.

Você deve estar se perguntando como é que as Testemunhas de Jeová fazem tantas previsões falsa e, ainda assim, têm milhões de membros que ainda confiam que suas palavras são guiadas por Deus. Para responder, considere primeiramente que a maioria das Testemunhas de Jeová não sabe da história dos ensinos dessa religião, nem da extensão das alterações doutrinais.

Além disso, a organização das Testemunhas de Jeová usa de uma “esperteza” ao se referir às suas previsões que falharam. Essa esperteza consiste em usar termos inofensivos, tais como “verdades incompletas”, em vez de termos de descrevem o que realmente são – falsas profecias. Perceba quão inofensivo fica chamar os ensinos falsos de Rutherford de “expectativas imprecisas” em vez de “falsas profecias”. As Testemunhas de Jeová afirmam que erros são mudanças de expectativas insignificantes, e quem disser que elas fizeram previsões falsas é taxado de opositor mal intencionado.

*** w86 15/3 p. 19 par. 14,15 ***
Alguns opositores afirmam que as Testemunhas de Jeová são falsos profetas. Esses opositores dizem que se fixaram datas, mas que nada aconteceu. Novamente perguntamos: Qual é o motivo de tais críticas? … a necessidade de revisarmos um pouco nosso entendimento não nos torna falsos profetas…

Outras religiões não têm esse direito descrito acima. As Testemunhas de Jeová dizem que todas as outras organizações religiosas promovem “doutrinas falsas”, “falsas profecias” e “práticas pagãs”, mesmo quando esses grupos apresentam erros similares aos das Testemunhas de Jeová e com intenções similares.

Embora doutrina seja algo subjetivo e impossível de se comprovar, as profecias de datas não deixam margem para erro. Inúmeras vezes, as Testemunhas de Jeová marcaram uma data inconfundível, dizendo que Jeová revelou que um evento ocorreria em tal data. Todas as vezes, essas datas passaram sem nenhum evento e aquelas afirmações mostraram-se inquestionavelmente falsas. Quando algo predito não acontece, há evidência irrefutável de que Jeová não orientou a interpretação, e de que Jeová não estava guiando a organização das Testemunhas de Jeová.

Mesmo se as Testemunhas de Jeová não identificassem um profeta como alguém que (1) faz previsões, (2) interpreta profecias e (3) publica profecias, as Testemunhas de Jeová, pela sua própria definição, são falsos profetas por promoverem datas falsas, tanto antes das datas passarem (1914, 1925, século 20, geração) quanto retroativamente (1799, 1874, 1914).

O teste para identificar um profeta verdadeiro é ver se suas declarações são corretas e seus ensinos se harmonizam com as palavras de Jeová. Nenhum profeta verdadeiro profetizou corretamente só algumas vezes. Independentemente de as Testemunhas de Jeová se considerarem profetas, é fato que publicar doutrinas falsas e previsões que não se cumprem não fazem parte do legado de Jeová. Todas as declarações que falharam não vieram de Jeová.

O apóstolo Pedro avisou que falsos profetas surgiriam:

(2 Pedro 2:1) No entanto, houve também falsos profetas entre o povo, assim como haverá falsos instrutores entre vocês. Esses introduzirão sutilmente seitas destrutivas e negarão até mesmo o dono que os comprou, trazendo sobre si mesmos uma destruição rápida.

No último século, poucas religiões se encaixam melhor na definição de falsos profetas do que as Testemunhas de Jeová. As previsões de datas que não se cumpriram e as contínuas alterações proféticas nos deixam concluir apenas 2 coisas:

  • A informação das Testemunhas de Jeová vêm de Jeová, e nesse caso Ele está mentindo para nós;
  • Ou Jeová não está envolvido no que o Corpo Governante apresenta nas publicações das Testemunhas de Jeová.

Justificativas

Em 1931, Rutherford justificou a falha das previsões sobre 1914 dizendo que as profecias não podiam ser corretamente entendidas antes de 1918. Foi só depois da chegada de Jesus em “seu templo em 1918” que Jesus deu entendimento correto para a organização das Testemunhas de Jeová.

*** Livro Vindication, P. 24 (em inglês, tradução minha) ***
… os fiéis haviam aguardado, esperando que 1914 marcasse o cumprimento completo da profecia. Eles esperaram que o Armagedom viesse imediatamente após 1914 e que a igreja fosse glorificada. Claro que até 1918, ainda não era o tempo devido para se ter uma visão clara das profecias. Havia algumas especulações curiosas cultivadas por eles, que não passavam de palpites, é claro, e portanto não eram verdade, pois não era o tempo de Deus para eles entenderem. Foi depois de 1914 que ‘a visão falou e não mentiu’, para entendimento, depois da vinda do Senhor ao seu templo em 1918.

No entanto, no mesmo livro, Rutherford também faz previsões e interpretações que não passaram de meros palpites. Por exemplo, a página 21 afirma que foi em “1925, quando ‘religiões organizadas’ podiam ser plenamente vistas ligadas a Satanás”, e que a visão de Daniel sobre um rio prefigurava 1926; ensinos já descartados.

É interessante notar que o Índice de Publicações de 1930 a 1985 contém apenas 3 referências a Deuteronômio 18:20

*** dx30-85 Deuteronomy ***
18:20 ad 1500; ns 107, 155-156

O Índice de Publicações de 1986 a 2006 não têm nenhuma referência a esse versículo. Parece que tal versículo toca numa ferida aberta da história das Testemunhas de Jeová.

Visto que as Testemunhas de Jeová se destacaram em promover previsões falsas, agora elas tentam dizer que não são profetas no sentido tradicional da palavra. Embora ainda usem o título de profeta, desde a década de 1980 a organização explica que são profetas num sentido diferente daquele primitivo. Elas não fazem previsões, mas só interpretam profecias Bíblicas com a ajuda de Jeová:

*** g86 8/6 p. 9 ***
Todos os Cristãos Verdadeiros SÃO Profetas. The New American Bible declara de forma correta: “Profeta significa ‘alguém que fala por outrem’, especialmente a mando de Deus. Não significa necessariamente que prediga o futuro!” … Estará interessado em saber que Deus tem na Terra um povo, dentro do qual todos são profetas, ou testemunhas a favor de Deus. Com efeito, são conhecidos em todo o mundo como Testemunhas de Jeová.

Embora as Testemunhas estejam tentando ganhar ‘espaço para manobra’, elas usam outra medida de rigor para outras religiões que usam a Bíblia para prever o Armagedom. O pregador cristão Harold Camping usou cálculos bíblicos para prever o Dia do Julgamento e o “fim do mundo” em 2011. As Testemunhas de Jeová se referem a tais predições como profecias, afirmando o seguinte:

*** w12 1/2 p. 25 ***
Alguns acreditavam que a Terra acabaria em 21 de outubro de 2011. Isso não aconteceu. Assim, a profecia do radialista americano Harold Camping não se cumpriu. Ele predisse que o Dia do Julgamento começaria em 21 de maio de 2011.

Portanto, pelos padrões das próprias Testemunhas de Jeová, suas previsões interpretativas são profecias, e, portanto, as profecias que não se cumpriram classificam as Testemunhas de Jeová como falsos profetas.

Na revista A Sentinela de 1 de Janeiro de 2013, as Testemunhas de Jeová admitiram ter tido expectativas erradas, e compara isto com os cristãos do primeiro século. Este é um exemplo de falácia do espantalho, tentando desviar a atenção das previsões da liderança para as expectativas das Testemunhas de Jeová como um todo.

*** w13 1/1 p.8 ***
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DERAM DATAS ERRADAS PARA O FIM?

As Testemunhas de Jeová já tiveram expectativas equivocadas sobre quando viria o fim. Como aconteceu com os primeiros discípulos de Jesus, houve ocasiões em que esperamos o cumprimento de profecias antes do tempo determinado por Deus. (Lucas 19:11; Atos 1:6; 2 Tessalonicenses 2:1, 2) Mas temos a mesma opinião que Alexander Macmillan, uma Testemunha de Jeová veterana, que disse: “Aprendi que devemos admitir nossos erros e continuar a pesquisar a Palavra de Deus para obter mais esclarecimento.”

Então, por que continuamos a dizer que o fim está próximo? Porque levamos a sério as palavras de Jesus: “Persisti em olhar, mantende-vos despertos.” Se não fizéssemos isso, estaríamos “dormindo” do ponto de vista de Jesus, e isso nos impediria de ter sua aprovação. (Marcos 13:33, 36) Por quê?

Veja um exemplo: O zelador de um prédio soa o alarme de incêndio porque viu sinais de fumaça. Depois de um tempo, todos percebem que foi alarme falso. Mas um dia a atitude alerta do zelador poderá salvar vidas.

Da mesma forma, já tivemos expectativas equivocadas sobre o fim. Mas estamos mais preocupados em obedecer a Jesus e em salvar vidas do que em evitar críticas. A ordem de Jesus de dar “testemunho cabal” nos motiva a avisar outros sobre o fim. — Atos 10:42.

Em vez de nos concentrarmos em quando virá o fim, o mais importante é termos certeza de que ele realmente virá e estar preparados. Levamos a sério as palavras de Habacuque 2:3: “Ainda que [o fim] demore [comparado ao que se imaginava], continua na expectativa [dele]; pois cumprir-se-á sem falta. Não tardará.”

Embora os discípulos de Jesus possam ter tido expectativas erradas entre si, a Bíblia não contém essas expectativas erradas, colocadas como se fossem verdades vindas de Jeová, da forma como as Testemunhas de Jeová têm feito.

Jesus avisou dos falsos profetas:

(Lucas 21:8) Ele disse: “Cuidado para não serem enganados, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’, e: ‘Está próximo o tempo devido.’ Não vão atrás deles.

(Mateus 24:11,24) Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a muitos; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e milagres a fim de enganar, se possível, até mesmo os escolhidos.

Desde o século 19, poucas religiões se encaixaram tão bem nessas descrições como as Testemunhas de Jeová.

As Testemunhas de Jeová são treinadas para minimizar os erros e as alterações, transformando-os em “anseio errado” ou “verdades incompletas”, mas na verdade só existe uma conclusão lógica após 1 século de profecias erradas: Jeová não está por trás das informações apresentadas pelas Testemunhas de Jeová.