A liderança das Testemunhas de Jeová regularmente fez comentários fortes sobre a data exata do Armagedom, ou afirmou que ele viria muito em breve. Visto que as datas foram definidas mas passaram sem que nada acontecesse, a organização tira a responsabilidade de si mesma e culpa os membros individuais por terem entendido mal e agido de forma errada, criando falsas expectativas para essas datas. Esta lista de citações ajudará a ver que foi a própria liderança das Testemunhas de Jeová, em suas publicações impressas, que criaram tais expectativas para essas datas. Veja também os artigos sobre 1914, 1925 e 1975.
1914
*** Testemunhas de Jeová no Propósito Divino, p.52 (em inglês, tradução minha) ***
Não há dúvida de que muitos, durante este período, foram excessivamente zelosos em suas declarações sobre o que poderia ser esperado. Alguns enxergam, nas declarações da Torre de Vigia, declarações que nunca tivemos a intenção de fazer.
*** Livro Proclamadores – jv cap. 6 pp. 61-62 ***
Havia também outras expectativas com respeito a 1914. Alexander H. Macmillan, batizado em setembro de 1900, recordava mais tarde: “Alguns de nós pensávamos seriamente que iríamos para o céu durante a primeira semana daquele mês de outubro.” … Será que alguns haviam sido atraídos pensando na iminência de sua própria salvação, em vez de por amor a Deus e forte desejo de fazer a Sua vontade?
1925
*** Volume Encadernado de A Sentinela de 1926, pp.196, 232 ***
“Foi afirmado no livro ‘Milhões’ que poderíamos razoavelmente esperar que eles voltassem pouco depois de 1925, mas isso era apenas uma opinião expressa; Além disso ainda passou pouco tempo desde 1925. … Alguns esperavam que o trabalho terminaria em 1925, mas o Senhor não declarou isso. A problema foi que os amigos inflaram sua imaginação além da razão; e que, quando a sua imaginação se desintegrou, eles estavam inclinados a jogar tudo fora.”
*** Anuário de 1976 – yb76 p. 146 Estados Unidos (Parte Dois) ***
Assim como recorda Anna MacDonald: “1925 foi um ano triste para muitos irmãos. Alguns deles tropeçaram, suas esperanças’ foram despedaçadas. Tinham esperado ver alguns dos ‘antigo’ dignitários’ [homens da antiguidade, como Abraão] serem ressuscitados. Ao invés de isso ser considerado uma ‘probabilidade’, leram que era uma ‘certeza’, e alguns se prepararam para seus próprios entes queridos, na expectativa de sua ressurreição.
*** A Sentinela de 1993 – w93 1/11 p. 12 par. 20 ***
Desde a década de 1870, os Estudantes da Bíblia tinham servido com uma data fixa na mente — primeiro 1914, depois 1925. Agora, davam-se conta de que tinham de servir por quanto tempo Jeová quisesse.
1975
*** w77 15/1 p. 57 par. 15 ***
Mas não é aconselhável que fixemos a vista em certa data, negligenciando coisas cotidianas, de que devemos normalmente cuidar, como cristãos, coisas tais como as de que nós e nossa família realmente precisamos. Talvez nos esqueçamos de que, quando o “dia” vier, não mudará o princípio de que os cristãos precisam sempre cuidar de todas as suas responsabilidades. Caso alguém tenha ficado desapontado, por não seguir este raciocínio, deve agora concentrar-se em reajustar seu ponto de vista, por não ter sido a palavra de Deus que falhou ou o enganou e lhe causou desapontamento, mas, sim, seu próprio entendimento baseado em premissas erradas.